Mudanças, continuidades e as vicissitudes do ensino de História em Portugal no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10875

Palavras-chave:

aprendizagem, construtivismo, educação

Resumo

A Lei de Bases do Sistema Educativo – Lei n.º 46/86 de 14 de outubro [Diário da República n.º 237/1986, Série I de 1986-10-14] foi um marco fundamental no desenvolvimento do sistema educativo em Portugal. No entanto, só viria a conhecer resultados concretos com a elaboração dos currículos dos ensinos básico e secundários e a produção de um documento orientador para uma reorganização curricular viabilizada a partir de 2001, com a promulgação dos Decretos-Lei n.º 6/2001 e n.º 7/2001, de 18 de janeiro. Uma década depois, em 2012, alterações da política educativa provocadas pela mudança de governo introduziram mudanças curriculares no ensino básico e no ensino secundário, através da promulgação das Metas Curriculares, reforçando o peso dos conteúdos e da sua avaliação. Mais recentemente, as mudanças políticas levaram a uma nova reorientação da política educativa, surgindo o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017), as Aprendizagens Essenciais (2018) e, inclusive, a introdução de uma nova disciplina – embora de carácter opcional – no último ano do ensino secundário: História, Culturas e Democracia (2019). Essas mudanças também afetaram, como seria de esperar, o ensino de História, que conheceu um processo com oscilações, mas também algumas mudanças interessantes relacionadas com o desenvolvimento da linha de investigação em Educação Histórica que, desde a sua implementação em Portugal, na viragem do século XX, procurou uma articulação sustentada entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem dos alunos portugueses de vários níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Helena Pinto, CITCEM - Universidade do Porto - Portugal

Doutora em Ciências da Educação, Investigadora Integrada do CITCEM, Grupo “Educação e Desafios Societais”, Universidade do Porto. Contribuição de autoria: pesquisa, escrita, revisão e edição.

Mariana Lagarto, Universidade do Porto – Portugal

Doutora em Ciências da Educação, Investigadora Integrada do CITCEM, Grupo “Educação e Desafios Societais”, Universidade do Porto

Referências

AFONSO, Maria Isabel. Os currículos de História no ensino obrigatório. Portugal, Inglaterra, França. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/3250. Acesso em 22 dez. 2013

BARCA, Isabel. A Educação Histórica numa sociedade aberta. Currículo sem fronteiras, v. 7, n. 1, jan-jun de 2007. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em 15 ag. 2008.

BARCA, Isabel. A História é o estudo da vida. A página da Educação, ano 12, nº 119, jan. 2003. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=119&doc=9239&mid=2 Acesso em 15 nov. 2007.

BARCA, Isabel. Aula Oficina: Do Projecto à Avaliação. Em BARCA, Isabel (coord.) Para uma Educação Histórica de Qualidade: Actas das Quartas Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga: Universidade do Minho, 2004, p. 131-144.

BARCA, Isabel. O Pensamento Histórico dos Jovens: Ideias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Braga: CEEP, Universidade do Minho, 2000.

COSTA, Fernando Albuquerque (coord.). Relatório de avaliação da implementação das aprendizagens essenciais. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2022.

DEB, Currículo nacional do ensino básico - Competências essenciais. Departamento de Educação Básica, Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/wp-content/uploads/2010/09/Curriculo_Nacional1CEB.pdf. Acesso em 14 jan. 2022.

DGE, História, Culturas e Democracia. Aprendizagens Essenciais, 12.º Ano/Ensino Secundário, Direção-Geral da Educação, 2019. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/ae_hcd_12.o.pdf Acesso em 14 jan. 2022.

DINIZ, Maria Emília. Trabalho de projeto e projeto de História. In: Primeiro Encontro sobre o Ensino da História. Comunicações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

EB. Metas de aprendizagem, História Ensino Básico. Disponível em: http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/ensino-basico/metas-de-aprendizagem/metas/?area=5&level=6. Acesso em 12 de setembro de 2011

HENRIQUES, Raquel Pereira. A revolução no ensino da história. Confronto entre o período anterior e posterior a Abril de 1974. In: PROENÇA, Maria Cândida (Coord.) Um século de ensino da História. Lisboa: Ed. Colibri, 2001, p. 93-132.

JONNAERT, Philippe. Competências e socioconstrutivismo – um quadro teórico. Lisboa: Instituto Piaget, 2009.

LAGARTO, Mariana. Avaliação Formativa e exames nacionais: análise de práticas de ensino e avaliação de uma professora da disciplina de História. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Lisboa, 2009. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/: handle/10451/3063. Acesso em 25 jan. 2011.

LAGARTO, Mariana. Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação). Instituto de Educação. Universidade do Minho, 2017. Disponível em:

http://hdl.handle.net/1822/48700. Acesso em 18 jan. 2022.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MAGALHÃES, Olga. Concepções de História e de Ensino da História: um estudo no Alentejo. Lisboa: Edições Colibri e CIDEHUS-EU, 2002. ME. Organização Curricular e Programa. Ensino Secundário. História. Ministério da Educação, Direcção-Geral dos Ensinos Básico e Secundário, 1991d.

ME. Organização Curricular e Programas. Ensino Básico - 1.º Ciclo. Estudo do Meio, Ministério da Educação, 1991a. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Estudo_Meio/eb_em_programa_1c.pdf Acesso em 14 jan. 2022.

ME. Organização Curricular e Programas. Ensino Básico – 2.º Ciclo. Vol. I e II. História e Geografia de Portugal. Ministério da Educação, 1991b. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_hgp_programa_2c1.pdf Acesso em 14 jan. 2022.

ME. Organização Curricular e Programas. Ensino Básico – 3.º Ciclo. Vol. I e II. História. Ministério da Educação, 1991c. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_hist_programa_3c_1.pdf Acesso em 14 jan. 2022.

ME. Programa de História A, 10º, 11º e 12º anos. Curso Científico-Humanísticos de Línguas e Humanidades. Formação Específica. Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário, 2001-2002. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Linguas_e_Humanidades/historia_a_10_11_12.pdf Acesso em 25 jan. 2022.

MENDES, Clarisse. 2003). O programa de História A – Um novo programa? O Ensino da História, 25/26, Lisboa: APH, p. 16-21, 2003.

PELIZ, Marina. O ensino profissional de nível secundário em Portugal, 2000-2014 - Quase-mercado e isomorfismo. Lisboa: Projecto ESCXEL, 2014.

PINTO, Helena (2016). Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente. Porto, CITCEM, 2016.

PROENÇA, Maria Cândida. Didática da História. Lisboa: Universidade Aberta, 1989

ROLDÃO, Maria do Céu, PERALTA, Helena, MARTINS, Isabel; ORVALHO, Luísa. (2018). Currículo do ensino secundário - cursos profissionais e cursos artísticos especializados. Para a Construção de Aprendizagens Essenciais Baseadas no Perfil dos Alunos. Lisboa: ANQEP. Disponível em https://anqep.gov.pt/np4/?newsId=609&fileName=Documento_Enquadrador_Elabora__o_Aprendi.pdf Acesso em 11 fev. 2022.

ROLDÃO, Maria do Céu. De que falamos quando falamos de competências? Noesis, 61, p. 59-62, 2002.

ROLDÃO, Maria do Céu. Evolução das metodologias e práticas de ensino da História no sistema educativo português, 1998. Disponível em:www.ierg.net/GPEI/assets/documents/Metodologiasdeensino-HIST.pdf Acesso em 7 jan.2008

SANTOS, Luís Filipe. Os programas de História no ensino secundário nas duas últimas décadas (1974-94). Penélope: revista de história e ciências sociais, Portugal, n. 15, p. 171-188, 1995. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2685314

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

PINTO, M. H.; LAGARTO, M. Mudanças, continuidades e as vicissitudes do ensino de História em Portugal no século XXI. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10875, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10875. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10875. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática