Encontros entre corpos na formação continuada em yoga: o ser professora e o coletivo docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11000

Palavras-chave:

formação continuada de professores, corpo, experiências corporais, ioga

Resumo

O artigo analisa concepções de professoras e construções coletivas na docência, impulsionadas pela corporalidade e experiências corporais em um programa de formação continuada, que contou com a participação de 45 professoras das áreas de Educação Física, Pedagogia, Arte e Educação Especial, de um Sistema Municipal de Educação do interior paulista. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos qualitativos e em dados gerados por grupo focal e questionário. Concluiu-se que as experiências corporais na formação continuada potencializaram reflexões e atitudes em relação ao ser e ao ser professora imbricados numa mesma existência, implicando em novas posturas e abertura para a compreensão da função docente. E ao compartilhar e engendrar coletivamente experiências e conhecimentos foram estreitados laços e fortalecidas as relações para o repensar da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Pós-Doutorado - FEUSP e UNESP Bauru; Universidade Estadual Paulista – UNESP - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica – UNESP; Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física.

Mônica Caldas Ehrenberg, Universidade de São Paulo - Brasil

Pós-Doutorado - Unicamp e UMinho/Portugal; Universidade de São Paulo – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação - USP; Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE).

Referências

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2018.

ANTUNES, Priscilla de Cesaro; LAGRANHA, Daniela Meirelles; SOUSA, Marcel Farias de; SILVA, Ana Márcia; FRAGA, Alex Branco. Revisão sistemática sobre práticas corporais na perspectiva das práticas integrativas e complementares em saúde. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 30, n. 55, p. 227-247, set. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n55p227. Acesso em: 15 jun. 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2018v30n55p227

BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educ. Pesq., São Paulo, Seção: Entrevistas, v. 44, p. 1-24, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-44-e201844002003.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020. DOI: 10.1590/S1678-4634201844002003

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Desenvolvimento profissional docente: um conceito em disputa. In: IMBERNÓN, Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (org.). Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 65-74. ISBN 978-65-80428-08-3.

EHRENBERG, Mônica Caldas; AYOUB, Eliana. Práticas corporais na formação continuada de professoras: sentidos da experiência. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, p. 1-20, jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v46/1517-9702-ep-46-e217737.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020. DOI: 10.1590/S1678-4634202046217737

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Formação continuada de/para/com docentes: para quê? Para quem? In: IMBERNÓN, Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 96-109. ISBN 978-65-80428-08-3.

FRANZÉ, Fernanda Pastori; ROSSI, Fernanda. Ioga na escola: possibilidades e desafios. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 246-266, Edição Especial, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5508/4187. Acesso em: 01 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5508.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. ISBN 85-219-0243-3.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005. ISBN 85-988843-11-3.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. ISBN 978-85-7652-239-3.

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 21, p. 40-51, set./dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n21/n21a03.pdf. Acesso em: 20 set. 2019. DOI: 10.1590/S1413-24782002000300004

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jul. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf. Acesso em: 20 set. 2019. DOI: 10.1590/S1517-97022003000100012

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017. ISBN 978-85-7827-703-1.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Reflexiones globales sobre la formación y el desarrollo profesional del profesorado en el estado español y latinoamerica. In: IMBERNÓN, Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (org.). Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 152-162. ISBN 978-65-80428-08-3.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 03 mar. 2017. DOI: 10.1590/S1413-24782002000100003

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. ISBN 978-85-326-3327-9.

LE BRETON, David. Antropologia das emoções. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. ISBN 978-85-326-6053-4.

MIZUNO, Julio; BRANDANI, Jeniffer Zanetti; DEUTSCH, Silvia; ROSSI, Fernanda; MONTEIRO, Henrique Luiz. Contribuições da prática do ioga na condição de saúde, atitudes e comportamentos de mulheres adultas e idosas. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 947-960, jul./set. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/75680/50406. Acesso em: 06 dez. 2018.

MORGAN, David. Focus groups as qualitative research. 2. ed. Newbury Park, CA: Sage, 1997.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educ. e Soc., v. 26, n. 91, p. 599-615, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a15v2691.pdf. Acesso em: 04 maio 2017. DOI: 10.1590/S0101-73302005000200015

NÓVOA, António. Os professores e a história da sua vida. In: NÓVOA, António (org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11-30.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 101, n. 258, p. 313-336, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v101n258/2176-6681-rbeped-101-258-313.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020. DOI: 10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4627

SABBAG, Samantha. “Porque a gente tem um corpo né... Mas a gente só lembra do corpo quando ele dói!”: a centralidade do corpo adulto nas relações educativas na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Profissão Professor. 2 ed. Portugal: Porto Editora, 2003. p. 63-92. ISBN 978-97-203-4103-7.

SILVA, Ana Márcia. Entre o corpo e as práticas corporais. Rev. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, Edição Especial, v. 10, n. 1, p. 5-20, jan./jun. 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9228/pdf_30. Acesso em: 13 set. 2019.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, p. 69-83, abr. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n53/a05v2153.pdf. Acesso em: 12 abr. 2017. DOI: 10.1590/S0101-32622001000100005

VAILLANT, Denise. Trabajo colaborativo y nuevos escenarios para el desarrollo profesional docente. Docencia, n. 60, dic. 2016, p. 5-13. Disponível em: https://ie.ort.edu.uy/innovaportal/file/48902/1/trabajo-colaborativo-y-nuevos-escenarios-denise-vaillant.pdf. Acesso em: 04 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

ROSSI, F.; EHRENBERG, M. C. Encontros entre corpos na formação continuada em yoga: o ser professora e o coletivo docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e11000, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.11000. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11000. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)