Cultura escolar, práticas e conteúdos de linguagens no cotidiano do colégio estadual David Pereira
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11167Palavras-chave:
cultura escolar, ensino médio, jovens estudantesResumo
O artigo objetiva compreender a cultura escolar tecida no cotidiano do processo de formação de jovens estudantes da terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual David Mendes Pereira, CEDMP, Salvador, discutindo o conceito, as práticas e os conteúdos das disciplinas da área de linguagem propostos por professoras/es que foram identificadas em documentos da instituição, nas observações de campo e entrevistas com estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para contextualizá-la fez-se rápido levantamento sobre a temática no banco da CAPES, selecionou duas teses e duas dissertações e estabeleceu diálogos com os principais formuladores do conceito: Julia (2001), Chervel (1990), Forquin (1993), Arroyo (2013), Barroso (2013), Silva (2006), Reis (2014) e Pinho (2016).
Downloads
Metrics
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BAHIA. Orientações curriculares para o ensino médio área: linguagens. Secretaria da Educação. Salvador: Secretaria da Educação, 2015.
BARROSO, João. Cultura, cultura escolar, cultura de escola. São Paulo: Unesp/ UNIVESP, 2013. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65262/1/u1_d26_v1_t06.pdf Acesso: 05 ago. 2017.
BEAUD, Stéphane. L’échec au bac: logique de l’aveu. Genèses, n. 14, p. 136-152, 1994. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/genes_1155-3219_1994_num_14_1_1221 Acesso em: 19 set. 2019
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, Resolução nº 07, de 2010.Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf?forcedownload=1 Acesso em: 15 jul. 2020.
CHERVEL, André. L’histoire des disciplines scolaires. Réflexions sur um domaine de recherche. Histoire de l’éducation, n. 38, p. 59-119, 1988. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/hedu_0221-6280_1988_num_38_1_1593 Acesso em: 13 jul. 2020
DAVID, (Codinome). Entrevista oral concedida a Nailton José de Menezes Rocha. Salvador, 12 dezembro de 2017.
DIANA, (Codinome). Entrevista oral concedida a Nailton José de Menezes Rocha. Salvador, 12 dezembro de 2017.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
GUIMARÃES, Gleny Terezinha Duro. Historiografia da Cotidianidade: nos labirintos do discurso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
LAHIRE, Bernard. Culture écrite et inégalités scolaires. Sociologie de “l’échec scolaire” à l’école primaire. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Trad. Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, Campinas, p.9-43, 2001. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf Acesso em: 2 ago. 2020
NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 ago. 2020
PINHO, Clarice Wilken de. Educação e cultura popular nas propostas escolares de EJA- Educação de Jovens e Adultos: um estudo em duas escolas de Belo Horizonte, 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gereis, Belo Horizonte, 2016. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-ACEFNY Acesso em: 20 mar. 2019.
REIS, Juliana Batista dos. Transversalidade nos modos de socialização e individuação: experiências juvenis em rede. 2014. 222f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9QJJ9K. Acesso em: 17 abr. 2019
ROCHA, Nailton José de Menezes. Experiências de Estudantes e a Cultura do Colégio Estadual David Mendes Pereira-Salvador-Bahia: currículo e cotidiano na formação de jovens de uma turma de 3ª série do ensino médio. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2019/09/PDF-final.pdf. Acesso em: jun. 2020.
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar. Curitiba, n. 28, p. 201-216, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/w6kJ5hdSGVRnhRWTVP68D3P/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 27 jul. 2020.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.