O ensino de história no contexto da ditadura civil-militar: narrativas dos professores em Vitória da Conquista-Bahia (1964-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11352

Palavras-chave:

ensino de história, memória de professores, ditadura civil-militar

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar o ensino de História na rede pública de Vitória da Conquista, Bahia, no período da Ditadura Civil-militar no Brasil, e teve como principal fonte as memórias de professores. O objetivo é compreender como se deu o ensino de História na educação básica, na rede pública de Vitória da Conquista - BA, durante o período ditatorial no Brasil, com base nas memórias de professores. A referida pesquisa se insere no âmbito da História da Educação e do ensino de História, e nas reflexões sobre currículo. As narrativas dos professores foram analisadas visando compreender as relações estabelecidas entre a disciplina ensinada e o contexto de repressão, além de considerar o modo como a memória desse período foi reconstruída pelos professores entrevistados e os significados que atribuíram a essas lembranças. No percurso metodológico lançamos mão da História Oral, como ferramenta de coleta de dados, além da análise documental, como possibilidades para a discussão em torno do currículo da época, da formação docente e da história do ensino de História. A análise das narrativas demonstrou a presença de contradições nas posturas de alguns professores. Ao mesmo tempo que teciam críticas ao livro didático, ao Regime imposto, aos conteúdos doutrinários da história oficial,” por outro lado, reforçavam a necessidade de valores cultivados naquele período, como condutas comportamentais e cívicas.

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Biografia do Autor

Vitória Régia Ferreira da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, atuando no Colégio Estadual Abdias Menezes, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de História (LAPEH). Contribuição: Escrita – Primeira Redação.

Maria Cristina Dantas Pina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em História e Filosofia da Educação, UNICAMP. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e PROFHISTÓIRA/UESB, é Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Ensino de História (LAPEH). Contribuição: Escrita – Revisão e complementação da Redação.

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

SILVA, V. R. F. da; PINA, M. C. D. O ensino de história no contexto da ditadura civil-militar: narrativas dos professores em Vitória da Conquista-Bahia (1964-1985). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e11352, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.11352. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11352. Acesso em: 24 dez. 2024.

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Seção

Seção Temática