Contemporaneidade: educação, modernidade e pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11995Palavras-chave:
educação escolar, modernidade, pós-modernidade, diversidadeResumo
Este artigo aborda questões histórico-epistêmicas decorrentes das transformações sociais ocorridas em função dos avanços cibernéticos no mundo da produção, das comunicações, da vida cotidiana, que ganharam força particularmente após a segunda guerra mundial, e, a emergência de novas demandas à educação escolar na contemporaneidade. Discute-se os conceitos de modernidade e pós-modernidade, aborda-se a questão das diferenças e das diversidades sociais e seus impactos na educação, tratando as tensões derivadas dessas situações e o que vem sendo discutido como perspectivas para a educação.
Downloads
Metrics
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BECK, Ulrich. A sociedade de risco: rumo a outra modernidade. São Paulo:
Editora 34, 2010.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia. (org.) Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petropólis: Vozes, 2020.
CANZIANI, Tatiana de Medeiros. Análise da perspectiva integrada do currículo flexibilizado na Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná – setor litoral. 2015. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-151119/pt-br.php Acesso em: 17 de outubro de 2022.
CARVALHO. José Sérgio Fonseca de. Os ideais da formação humanista e o sentido da experiência escolar. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 4, p. 1023-1034, 2017. DOI: 10.1590/S1517-9702201610148595. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZVMwkbKyWZB4GbjDBmQRKzp/abstract/?lang=pt Acesso em: 19 de outubro de 2022.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTEL, Robert. A insegurança social: o que é ser protegido? Petrópolis:Vozes, 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2002, v.1.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2005.
GATTI, Bernardete Angelina. Escola: multiculturalidade e universalidade. In: SCHWARTZ, Cleonara Maria; CARVALHO, Janete Magalhães; SIMÕES, Regina Helena Silva; ARAÚJO, Vânia Carvalho de. (org.). Desafios da Educação Básica: a pesquisa em Educação. 1. ed. Vitória: EDUFES, 2007. v. 01, p. 17-27.
GATTI, Bernadete Angelina; SANDES-GUIMARÃES, Luisa Veras de; PUIG, Daniel Fils. Uma cartografia na formação de professores para a Educação Básica: práticas e soluções inovadoras em propostas curriculares [recurso eletrônico]. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em:
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/840 Acesso em: 10 de outubro de 2022.
GOERGEN, Pedro Laudinor. A crítica da modernidade e educação. Pro-Posições. Campinas, v. 7, n. 2[20], 1996, p.5-28.
HABERMAS, Jürgen. Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.
MENEZES, Luís Carlos. Educar para o imponderável: uma ética da aventura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2021.
MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho; LIMA, Gyzely Suely (org.) Formação docente: um debate necessário. Uberlândia: IFTM, 2020.
MORIN, Edgard. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, Dora Fried (org.). Novos Paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 45-56.
MORIN, Edgard. As grandes questões de nosso tempo. Lisboa: Editorial Notícias, 1999.
NEUSCHARANK, Angelica. DALMASO, Alice Copetti; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Agenciamento cartografia-garimpagem: um modo de produzir pesquisa em educação. Educação, Porto Alegre, v.42, n.1, jan.-abr. 2019, p.3-11. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/26673 Acesso em: 10 de outubro de 2022.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Vírginia; ESCÓSSIA, Liliana da. (org.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
REZENDE, Cyntia de Souza Bastos; VASCONCELOS. Mônica. Entre narrativas e práticas de formação: uma professora, um grupo e um projeto interdisciplinar que muda pequenas realidades. Curitiba: Appris, 2020.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro - a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, SP: Global, 2015.
SILVA, Gilberto Ferreria da; MACHADO, Juliana Aquino; RECKZIEGEL, Rejane Reckziegel (org.). Saberes em Diálogo: fronteiras entre formação. docência e pesquisa. Canoas: Universidade La Salle Editora, 2020. E-book. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/books/article/view/8580 Acesso em: 15 de outubro de 2022.
SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Construção de um espaço público de formação. In: SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da; GATTI, Bernardete Angelina; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; PAGOTTO, Maria Dalva Silva; SPAZZIANI, Maria de Lourdes (org.). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 133-148.
UFABC. Universidade Federal do ABC. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2022. Santo André: UFABC, 2013.
UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Pró-Reitoria de Ensino. Departamento de Desenvolvimento do Ensino de Graduação. Projeto Político-Pedagógico do curso de licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas/História. Maranhão: Campus Pinheiro, 2013.
UNESCO. Reimagining our future toghether: A new social contract for education. Report from the International Commission on the futures of education. Open Acess Repository. Paris, 2021. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707.locale=en Acesso em: 10 de outubro de 2022.
WELLMER, Albrecht. Razón, utopia, y la dialéctica de la ilustración. In: GIDDENS, Anthoy; HABERMAS, Jürgen; JAY, Martin; MCCARTHY,Thomas; RORTY, Richard; WELLMER, Albrecht; WHITEBOOK, Joel. Habermas y la modernidad. Madrid : Cátedra, 1991. p. 65-110.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.