Travestis e transexuais nas universidades públicas: reflexões sobre o acesso e a permanência
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12044Palavras-chave:
acesso e permanência, universidade pública, educação intercultural crítica e decolonial, direitos humanos, travestis e transexuaisResumo
Este estudo problematiza e discute o acesso e a permanência do público travesti e transexual ao Ensino Superior. A partir de uma pesquisa bibliográfica, são realizadas reflexões por uma perspectiva decolonial acerca das dificuldades e exclusões enfrentadas por essa população, bem como, a necessidade contra hegemônica de implementação de ações afirmativas por políticas públicas para a democratização do direito humano e social da educação, negados a essa população pela modernidade-colonialidade. No país que mais exclui e mata travestis e transexuais no mundo, conferimos que há um abismo cultural, econômico e social entre esses grupos e o Ensino Superior, de forma que é urgente que o Estado Brasileiro garanta o acesso e a permanência dessa população marginalizada na Universidade Pública.
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