Travestis e transexuais nas universidades públicas: reflexões sobre o acesso e a permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12044

Palavras-chave:

acesso e permanência, universidade pública, educação intercultural crítica e decolonial, direitos humanos, travestis e transexuais

Resumo

Este estudo problematiza e discute o acesso e a permanência do público travesti e transexual ao Ensino Superior. A partir de uma pesquisa bibliográfica, são realizadas reflexões por uma perspectiva decolonial acerca das dificuldades e exclusões enfrentadas por essa população, bem como, a necessidade contra hegemônica de implementação de ações afirmativas por políticas públicas para a democratização do direito humano e social da educação, negados a essa população pela modernidade-colonialidade. No país que mais exclui e mata travestis e transexuais no mundo, conferimos que há um abismo cultural, econômico e social entre esses grupos e o Ensino Superior, de forma que é urgente que o Estado Brasileiro garanta o acesso e a permanência dessa população marginalizada na Universidade Pública.

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Biografia do Autor

Isis Valentina Inácio Borges, Rede Pública Estadual de Educação (Minas Gerais) - Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFTM. Professora de História na rede pública estadual da educação básica de Minas Gerais. Membra do Laboratório de Estudos de História Agrária, Afro-brasileira e Movimentos Sociais e do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação EDUCA/UFTM. Contribuição de autoria: escrita e revisão

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa EDUCA/UNIR. Contribuição de autoria: escrita

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

BORGES, I. V. I.; BUENO, J. L. P. Travestis e transexuais nas universidades públicas: reflexões sobre o acesso e a permanência . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12044, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12044. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12044. Acesso em: 22 dez. 2024.