O pensamento de José Carlos Mariátegui (1895-1930) e as lutas indígenas no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12048

Palavras-chave:

José Carlos Mariátegui, povos indígenas, pensamento latino-americano

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisa a nível de Doutorado em Educação que tem como objetivo traçar diálogos possíveis entre o pensamento de José Carlos Mariátegui (1895-1930), intelectual peruano, e as lutas indígenas no Brasil contemporâneo, a fim de contribuir para a elaboração de um projeto histórico e de um pensamento latino-americano descolonizador e anticapitalista, a partir da realidade onde nossos pés pisam. Diante do contexto de genocídio e epistemicídio dos povos indígenas no Brasil, buscamos apresentar as resistências indígenas em defesa de seus territórios como movimentos políticos e pedagógicos, contra-hegemônicos à violência capitalista-colonial, afirmando, ainda, com Mariátegui, que a esperança indígena é profundamente revolucionária. 

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Biografia do Autor

Tanise Baptista de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Trabalha com jovens em espaço escolar e não escolar nas temáticas sobre Ações Afirmativas, Acesso e Permanência de estudantes de origem popular no Ensino Superior. Contribuição de Autoria: Escrita e Revisão.

Magali Mendes de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Filosofia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Coordenadora do Projeto Saberes Indígenas na Escola. Contribuição de Autoria: Escrita. 

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

MEDEIROS, T. B. de; MENEZES, M. M. de. O pensamento de José Carlos Mariátegui (1895-1930) e as lutas indígenas no Brasil contemporâneo. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12048, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12048. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12048. Acesso em: 16 nov. 2024.