Um Olhar Sobre a Formação de Educadores: o fazer-pensar da utopia
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2821Palavras-chave:
Formação de educadores. Organização. Utopia.Resumo
O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa em nível de doutorado em educação, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo e aborda a temática da formação de educadores nas inter-relações entre Movimentos Sociais do Campo, em particular o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Universidades Brasileiras. Articula três ideias-força no processo de formação: o vínculo político-organizativo com o Movimento; a formação como um processo ético, estético e místico e, a formação como processo dialógico, crítico e articulado. A expressão educadores não se limita à função dos professores que atuam em sala de aula, mas, à ampla gama de militantes que desenvolvem atividades pedagógicas-educativas; que assumem funções organizativas de direção; de formação político-ideológica no âmbito da luta e da organização dos trabalhadores. A reflexão teórica aqui proposta se baseia por um lado, na própria experiência/vivência pessoal e por outro, em autores como Paulo Freire, Célia Linhares e Florestan Fernandes que movem nosso pensar-agir. Ao término, a partir da ação reflexiva, teórica e prática acerca da realização de processos formativos e de lutas postula que é necessário alimentar a esperança apesar do tempo de desesperança; fortalecer processos coletivos num tempo de extremo individualismo; construir novos conhecimentos teóricos num tempo em que a teoria cede lugar ao pragmatismo; estabelecer novas relações éticas, estéticas num tempo de naturalização da barbárie para enfrentar a apatia e os sectarismos conjugando ação e reflexão buscando superar a mesmice e o mimetismo com a capacidade inovadora/criativa.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.