FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Pedro Ribeiro Mucharreira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa – Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2917

Palavras-chave:

Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-06

Como Citar

MUCHARREIRA, P. R. FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2917. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos