GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO:

SOBRE A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (1996-2015)

Autores

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina - Brasil
  • Paula Fernanda Silveira Boiago Universidade do Oeste de Santa Catarina - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2930

Palavras-chave:

Palavras-chave: Gestão democrática. Ensino público. Educação básica.

Resumo

O artigo tem por objetivo caracterizar a produção científica sobre gestão democrática do ensino público na educação básica, constante em periódicos nacionais da área da Educação, datada de 1996 a 2015. Filiada a um projeto de pesquisa em rede nacional que investiga bases normativas e condições político-institucionais da gestão democrática do ensino público em sistemas municipais de ensino de diferentes estados do país, firmadas a partir da publicação da atual Lei de diretrizes e bases da educação nacional, a investigação da qual resulta o trabalho foi operada por meio de levantamento junto à base de dados Qualis Periódicos da área da Educação. Submetidos à análise quanti-qualitativa, os resultados permitem verificar um impulso no número de publicações sobre o tema, embora com acentuadas diferenças regionais, prevalecendo abordagens do tema na sua interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de práticas de democratização da gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das publicações no período enfocado sugerem uma progressiva projeção do tema da gestão democrática do ensino público na educação básica, constatada a existência de possibilidades em aberto, demarcadas pelo rol de periódicos nacionais ainda disponíveis ao acolhimento de trabalhos sobre o tema.

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Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Brasil

 

 

Paula Fernanda Silveira Boiago, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Brasil

 

 

 

 

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

NARDI, E. L.; BOIAGO, P. F. S. GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO:: SOBRE A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (1996-2015). Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2930. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2930. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos