FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA:
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3455Palavras-chave:
Formação de professores., Educação a distância., Política educacional.Resumo
Este artigo objetiva problematizar a oferta da formação de professores a distância, considerando a crescente expansão das matrículas nas licenciaturas nesta modalidade de ensino. Discute a implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, criado em 2006 como parte da política nacional de formação docente. Apresenta a evolução do marco legal da EaD no país, a partir das mudanças trazidas pelo Decreto nº 9.057, de 2017, que flexibiliza os processos de credenciamento e de avaliação das instituições. Além do levantamento dos documentos oficiais relativos ao tema da EaD, baseia-se em literatura recente do campo da política educacional e em dados estatísticos disponibilizados pelo Inep sobre a formação docente. Conclui-se que a educação a distância tem sido estratégica para o aumento do número de professores da educação básica com habilitação adequada, mas que o modelo implementado apresenta tensões e fragilidades, suscitando questionamentos sobre a forma com que essa oferta tem sido efetivada no Brasil.
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