INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:

O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA

Autores

  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco – Brasil
  • Ednéa Rodrigues Albuquerque Rede Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes – Brasil
  • Lia Matos Brito Albuquerque Universidade Estadual do Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3478

Palavras-chave:

Discurso legal, Inclusão, Aluno com deficiência

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Jaboatão dos Guararapes-PE e confronta o discurso legal e prática pedagógica inclusiva na escola, sob a perspectiva de profissionais e pais de alunos com deficiência. Trata-se de um fragmento de um estudo de caso qualitativo em que foram entrevistados 32 sujeitos. Fez-se uso de entrevistas associativas, que foram processadas analisadas com o auxílio do software Alceste. Os resultados indicaram que profissionais e pais de alunos com deficiência não legitimam o discurso legal sobre inclusão porque as condições para efetivá-lo não são asseguradas. Segundo os entrevistados, as mínimas condições de infraestrutura escolar, de acesso e de trabalho não são garantidas o que compromete a possibilidade de aprendizagem. Portanto, o avanço da legislação não assegura por si só a inclusão do aluno com deficiência.

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

MACHADO, L. B.; ALBUQUERQUE, E. R.; ALBUQUERQUE, L. M. B. INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 28, p. p.418-437., 2017. DOI: 10.22481/praxis.v14i28.3478. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3478. Acesso em: 5 nov. 2024.