INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:
O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3478Palavras-chave:
Discurso legal, Inclusão, Aluno com deficiênciaResumo
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Jaboatão dos Guararapes-PE e confronta o discurso legal e prática pedagógica inclusiva na escola, sob a perspectiva de profissionais e pais de alunos com deficiência. Trata-se de um fragmento de um estudo de caso qualitativo em que foram entrevistados 32 sujeitos. Fez-se uso de entrevistas associativas, que foram processadas analisadas com o auxílio do software Alceste. Os resultados indicaram que profissionais e pais de alunos com deficiência não legitimam o discurso legal sobre inclusão porque as condições para efetivá-lo não são asseguradas. Segundo os entrevistados, as mínimas condições de infraestrutura escolar, de acesso e de trabalho não são garantidas o que compromete a possibilidade de aprendizagem. Portanto, o avanço da legislação não assegura por si só a inclusão do aluno com deficiência.
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