CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID.

Autores

  • Ester Maria de Figueiredo Souza
  • Kleber Aparecido da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4108

Resumo

Neste artigo discorre-se sobre a constituição da docência no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a partir das práticas mobilizadas pelo bolsista supervisor, docente da educação básica. Busca-se expor as atitudes colaborativas daquele para com o licenciando, bolsista do curso de Letras, acerca de apropriações conceituais sobre o conhecimento da docência. Problematizase a noção de interdisciplinaridade a partir da extração dos discursos instaurados nos encontros formativos do grupo pesquisador e nos indícios das narrativas autorreflexivas escritas pelos sujeitos do estudo. Explora-se os dados com enfoque na abordagem discursiva, a fim de indicar a ação do supervisor na e para a formação do licenciando. Como resultados do estudo, revela-se que ao professor supervisor são impregnadas práticas de modalização da docência que colaboram para a formação do licenciando, aproximando a educação básica do currículo codos cursos de licenciatura.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

SOUZA, E. M. de F.; SILVA, K. A. da. CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 231-244, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4108. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4108. Acesso em: 3 dez. 2021.