TAREFA MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA.
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4117Resumo
Neste artigo apresentamos uma discussão a respeito do desenvolvimento de competências e objetivos da Educação Financeira a partir de uma tarefa que suscita a utilização de ideias matemáticas. A discussão aqui provocada é um recorte de uma pesquisa de mestrado, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, a qual buscou elaborar, aplicar e discutir uma Sequência de Tarefas para uma Educação Financeira à luz da abordagem de ensino Educação Matemática Realística. Em particular, a tarefa analisada envolve contextos em que é preciso realizar cálculos envolvendo porcentagens para tomadas de decisão e escolhas conscientes. As nossas reflexões são subsidiadas pela análise de áudios e da produção escrita de alunos de uma instituição filantrópica da cidade de Londrina-PR, em oficinas de aprendizagem desenvolvidas no segundo semestre de 2016. Em nossa análise, pudemos inferir que a matemática se comportou como um meio de organizar situações da Educação Financeira e que os contextos envolvidos, como a condução do desenvolvimento da discussão da tarefa, favoreceram aos alunos desenvolver competências da Educação Financeira apresentadas nos documentos do Enef e nas diretrizes nacionais de educação, assim como competências de um sujeito matematicamente letrado.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.