PESQUISADORAS NEGRAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4374Palavras-chave:
Pesquisadoras Negras; Docência no ensino superior; Perspectiva (auto)biográficaResumo
As estratégias de sujeitas negras, que se profissionalizam, com vistas a alcançar deslocamento de seu status sócio educacional, são problematizadas a partir de uma análise (auto)biográfica. Como parte das alternativas de construção do conhecimento arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns atalhos experimentados no percurso de estudante universitária, pesquisadora e professora do ensino superior. Apresento interseções e contornos investigativos sobre a formação acadêmica tomando como objeto uma travessia insurgente em instituições públicas. O ponto de partida é uma análise onde a presença negra e feminina na docência do ensino superior ganha relevo. Sob tal perspectiva, arrisco-me a sugerir, como uma contribuição transgressora, alguns descaminhos experimentados no percurso que fiz como professora e pesquisadora negra.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.