FLECHA DO TEMPO: ORIGEM DO PENSAMENTO, CONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE POR INDÍGENAS

Autores

  • Marta Genú Soares Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
  • Joelma Cristina Parente Alencar Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
  • Messias Furtado da Silva Doutorando em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
  • Carmen Lilia da Cunha Faro

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4382

Palavras-chave:

Educação. Formação Indígena. Conhecimento Intercultural

Resumo

Este artigo apresenta a análise da experiência de docentes com grupos indígenas a partir do registro da vivência metodológica de construção do conhecimento sobre epistemologia e história da ciência ocidental. Usa diário de campo e a lógica adotada pelo coletivo trabalhado desde o estudo da realidade dos grupos, a organização do conhecimento, o conteúdo sistematizado e os saberes do cotidiano, e a aplicação do conhecimento elaborado nas situações de ensino vivenciadas in loco. Adota a descrição da experiência e a apreciação crítica por meio de diálogo com o referencial teórico, acrescido da reflexão crítica de conceitos como interculturalidade, identidade, ética e organização social. Ratifica que o conhecimento é construção singular, histórico e situado que requer registro para identidade social e produção cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-10-19

Como Citar

SOARES, M. G.; ALENCAR, J. C. P.; DA SILVA, M. F.; FARO, C. L. da C. FLECHA DO TEMPO: ORIGEM DO PENSAMENTO, CONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE POR INDÍGENAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 343-357, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4382. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4382. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.