AÇÃO COMUNICATIVA EM HABERMAS E PESQUISA-AÇÃO: DIÁLOGOS PARA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4383Palavras-chave:
Formação. Pesquisa-ação crítico-colaborativa. Teoria da Ação Comunicativa.Resumo
O presente trabalho aborda a universidade enquanto espaço formativo. Tem por objetivo discutir a formação fomentada num grupo de pesquisa a partir do diálogo entre os preceitos da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e da Pesquisa-Ação crítico-colaborativa. Para tanto, as análises partiram do trabalho do XXX da Universidade Federal de Sergipe, que conta com 20 integrantes, desde alunos de iniciação cientifica até alunos de pós-graduação. A formação nesse grupo ocorre segundo o tripé: supervisões, grupos de estudos e trabalho em campo. Como resultados, apontam-se algumas estratégias formativas, tais como a garantia de acesso ao discurso teórico-epistemológico; a necessidade de efetiva participação em grupos de pesquisa e atividades de extensão; o acompanhamento assistido em atividades práticas; o enaltecimento da práxis, com articulações profícuas entre ações e sua deliberada relação com os aspectos teóricos imanentes.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.