QUALIDADE DO ENSINO E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4676Palavras-chave:
Qualidade do ensino. Educação integral. Periódicos.Resumo
Este artigo pretende explorar as concepções de qualidade do ensino que permeiam políticas e iniciativas de educação integral e escola de tempo integral por meio de artigos que debateram possíveis relações entre a ampliação do tempo de permanência na escola e incrementos na qualidade do ensino. Os textos selecionados compõem o mapeamento da produção sobre educação integral e escola em tempo integral em artigos de periódicos científicos que constam no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2008 a 2017, elaborado por Machado e Ferreira (2018). Para este estudo foram selecionados, por meio do recurso
‘localizar’ do word, 18 (dezoito) artigos que analisaram a qualidade do ensino na perspectiva programática e da implementação de iniciativas de educação integral. Conclui que as concepções de qualidade nos textos explorados, em geral, se referem ao desempenho dos estudantes nas avaliações, tanto as padronizadas em larga escala como, também, nas aplicadas pelos professores em sala de aula. Finaliza indicando que a escola em tempo integral é uma possibilidade efetiva de melhorar a qualidade do ensino, contudo, indica que esforços precisam ser adotados para que outras dimensões da educação escolar sejam atendidas, como aspectos da qualidade do ensino, como organização política e pedagógica das atividades oferecidas, formação permanente dos profissionais que atuam em tempo integral, infraestrutura para as atividades complementares, para fortalecer e estimular todo o potencial desta política educacional em incrementar melhorias da qualidade do ensino.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.