PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.4755

Palavras-chave:

Educação física, Educação infantil, Práticas corporais de aventura

Resumo

O relato descreve uma experiência com as práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física Infantil, pautada nas dimensões dos conteúdos. As intervenções foram desenvolvidas com crianças de cinco a seis anos, em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Florianópolis/SC. As modalidades tematizadas nas aulas foram: parkour, técnicas verticais (rapel e escalada) e atividades com pranchas (surfe e skate). A experiência indicou que as práticas corporais de aventura representam um conteúdo inovador nas aulas de Educação Física, despertando nas crianças o desejo de conhecer e praticar outras modalidades. Concluímos que é possível inserir as práticas corporais de aventura, explorando temas relacionados às dimensões conceitual, atitudinal e procedimental dos conteúdos, desde a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF).

Filipe Botelho Francisco, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF).

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF). Laboratório de Estudos do Lazer (LEL).

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

DUEK, V. P.; FRANCISCO, F. B.; DE PAULA FIGUEIREDO, J. PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 508-524, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.4755. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4755. Acesso em: 3 jul. 2024.