Trabalho docente e relações de gênero: implicações sobre a política de formação de professores
Palavras-chave:
Docência, Gênero, Políticas de formação, Profissionalização do educadorResumo
Este ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão acerca do trabalho docente tendo como eixo norteador a categoria gênero. Oferece, também, alguns elementos para reflexão sobre as tendências das políticas de formação de professores, no âmbito da reforma educacional implementada nos anos noventa. Concordante de que essas políticas tendem a seguir as orientações do Banco Mundial correlacionadas a outros fatores de ordem macroeconômica, acrescenta a hipótese de que as relações de gênero podem influenciar na condução e implementação dessas políticas, por ser, no Brasil, o magistério uma atividade predominantemente feminina.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.