CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONCEPÇÕES DE MONITORES SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5048Palavras-chave:
Clube de Ciências, Ensino de ciências, Formação de professores.Resumo
A formação de professores de ciências é um assunto que clama por atenção. Um espaço possível para participação de licenciandos em ações docentes revigoradas é o Clube de Ciências, no qual estudantes de cursos de licenciatura podem atuar como monitores de atividades propostas a alunos da Educação Básica. O problema de pesquisa do presente artigo foi: De que forma experiências vivenciadas por monitores em Clubes de Ciências repercutem no desenvolvimento de suas concepções sobre ensino de ciências? O estudo é de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa são 17 monitores graduandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade situada ao sul do Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, e o material coletado foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O produto da análise realizada foi organizado em torno de três categorias: ensino no Clube de Ciências e aprendizagens realizadas pelos futuros professores; estratégias de ensino no Clube de Ciências; e linguagem e aprendizagem no Clube de Ciências. As experiências vividas pelos sujeitos que realizaram monitoria em Clubes de Ciências contribuíram para o aprimoramento da função docente. O envolvimento como monitores em Clubes de Ciências parece ter contribuído para o aprimoramento das concepções sobre o ensino de ciências dos sujeitos da pesquisa.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.