CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONCEPÇÕES DE MONITORES SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS

Autores

  • Beatriz Garcia Lippert Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
  • Nathália Fogaça Albuquerque Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5048

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Ensino de ciências, Formação de professores.

Resumo

A formação de professores de ciências é um assunto que clama por atenção. Um espaço possível para participação de licenciandos em ações docentes revigoradas é o Clube de Ciências, no qual estudantes de cursos de licenciatura podem atuar como monitores de atividades propostas a alunos da Educação Básica. O problema de pesquisa do presente artigo foi: De que forma experiências vivenciadas por monitores em Clubes de Ciências repercutem no desenvolvimento de suas concepções sobre ensino de ciências? O estudo é de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa são 17 monitores graduandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade situada ao sul do Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, e o material coletado foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O produto da análise realizada foi organizado em torno de três categorias: ensino no Clube de Ciências e aprendizagens realizadas pelos futuros professores; estratégias de ensino no Clube de Ciências; e linguagem e aprendizagem no Clube de Ciências. As experiências vividas pelos sujeitos que realizaram monitoria em Clubes de Ciências contribuíram para o aprimoramento da função docente. O envolvimento como monitores em Clubes de Ciências parece ter contribuído para o aprimoramento das concepções sobre o ensino de ciências dos sujeitos da pesquisa.

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Biografia do Autor

Beatriz Garcia Lippert, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Nathália Fogaça Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

GARCIA LIPPERT, B.; FOGAÇA ALBUQUERQUE, N.; DO ROSÁRIO LIMA, V. M. CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONCEPÇÕES DE MONITORES SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 155-173, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5048. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5048. Acesso em: 22 dez. 2024.