EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5054Palavras-chave:
Educação, Educação inclusiva, Vulnerabilidade social.Resumo
O presente texto enfatiza a possibilidade de experiências exitosas desenvolvidas no Instituto Padre Luis Cecchin com crianças e adolescentes considerados em situação de vulnerabilidade social. O eixo da pesquisa esteve centrado na fala de egressos e na devida observação de seus processos formativos. Foi realizado o exercício de escuta e por meio da modalidade metodológica Narrativas Autobiográficas atestamos possibilidades sobre experiências de trabalhos que podemos chamar de Educação Inclusiva, pautada na Educação Não-Formal, cujos princípios defendem oportunidades de convivência e de vivência com equidade para todos. Numa perspectiva humanizante e humanizadora procura-se desenvolver oportunidade de desenvolvimento integral por meio de estratégias, técnicas e práticas educacionais que contemplem e favoreçam uma formação de qualidade, explorando várias dimensões de educação. Entre os autores que defendem esses princípios e que respaldou o presente trabalho destacamos Mantoan (2015), Gohn (2015) e Arroyo (2012).
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.