AS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5055Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Estágio Curricular Supervisionado, Ensino de Biologia na EJA.Resumo
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com graduandos em Ciências Biológicas de uma universidade estadual da Bahia que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entendimento de que essa modalidade de ensino normalmente não é contemplada nos cursos de formação de professores, nosso objetivo foi analisar quais as concepções dos licenciandos sobre o Estágio na EJA, como uma forma de suscitar discussões sobre a importância da experiência com essa modalidade na formação inicial e evidenciar algumas potencialidades e desafios sobre o estágio/ensino na EJA. Realizamos entrevistas com cinco licenciandos concluintes do curso e as analisamos com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que, apesar de os professores em formação inicial apreciarem a experiência de estagiar na EJA, os mesmos enfrentaram uma série de dificuldades devido às especificidades dessa modalidade, como a falta de subsídios para preparar as aulas, problemas de identificação com o público e falta de discussões sistemáticas durante a graduação sobre o que significa ser professor da EJA. Assim, apontamos para a necessidade de se romper com essa invisibilidade sobre os processos de formação e ensino para a EJA, buscando uma formação de professores que possibilite uma aproximação ainda maior dos licenciandos com a realidade das escolas públicas do nosso país.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.