PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS

Autores

  • Charles Maycon de Almeida Mota Universidade do Estado da Bahia – Brasil
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana – Brasil
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5059

Palavras-chave:

Classes multisseriadas, Narrativas de si, Pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorando em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA, pesquisador do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana – Brasil

Doutor em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Professor assistente da Universidade da Universidade Estadual de Feira de Santana, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UEFS Pesquisador do Grupo de Pesquisa Narrativas, Diversidade e Docência na Educação Básica. (DIVERSO) Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU).

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós- Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO).

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

DE ALMEIDA MOTA, C. M.; OLIVEIRA DA SILVA, F.; VASCONCELOS PACHECO RIOS, J. A. PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 358-377, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5059. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059. Acesso em: 24 dez. 2024.