TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5063Palavras-chave:
Licenciatura em ciências biológicas, Ontologia do ser social, Trabalho docente.Resumo
O estudo, do tipo Estado da Questão (EQ), objetivou identificar pesquisas que discutam o trabalho docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, na perspectiva da Ontologia do Ser Social, ou ontologia marxiano-lukacsiana. Compõe um momento investigativo da pesquisa de doutoramento em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE – UECE), intitulada “Trabalho Docente na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana”. Foram analisadas produções localizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal.Periódicos.CAPES (Base Scielo), nos Anais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e no Banco de Teses e Dissertações do PPGE - UECE. O EQ revelou que o trabalho docente tem se constituído como objeto de investigação sob diversos enfoques e compreendido a partir de variados percursos metodológicos. Contudo, não foram encontradas investigações que o abordassem como um complexo que tem sua gênese no trabalho (transformação da natureza pelo homem), ato fundante do ser social, mediação entre o indivíduo e o gênero humano, nem, ainda, investigado a partir do Materialismo Histórico Dialético. Tal achado sinaliza uma lacuna no campo das investigações sobre o trabalho docente na licenciatura em questão e a possibilidade de nossa pesquisa contribuir para ampliar o debate no campo acadêmico-científico no tocante ao trabalho dos professores formadores nas licenciaturas e, no caso específico da tese em andamento, da formação de professores de Ciências e Biologia para a Educação Básica.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.