PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR EM CONEXÃO COM A REALIDADE DO CAMPO: UMA ESCOLA POTENCIALIZANDO ESSA FUNÇÃO EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5064Palavras-chave:
Educação do campo, Epistemologia da práxis, rganização coletiva do trabalho pedagógico.Resumo
Apresenta-se o processo formativo de uma ação de extensão de formação de professores, realizado em uma escola pública de ensino fundamental e médio, com o objetivo de aprofundar reflexões teórico-metodológicas em torno dos desafios dos processos formativos escolares, em conexão com as condições objetivas dos sujeitos que vivem no e do campo. Referendado pela perspectiva histórico-dialética, adota a epistemologia da práxis , com a perspectiva de gerar, durante o desenvolvimento dessa ação, um processo epistêmico que reverbera na produção de conhecimentos em que se assegura a dialética entre os saberes escolares e suas relações com meio social. Por se tratar de uma escola de contexto rural, realizou-se um diagnóstico do entorno da escola, por meio de um inventário da realidade que adotou o agroecossistema como categoria de análise. Dentre as fontes vivas de conhecimentos levantadas, a escola elegeu como questão inicial e disparadora desse processo, o uso indiscriminado de agrotóxico na produção de alimentos na região. Emergiram, desse mesmo inventário, conhecimentos produzidos no campo, envolvendo modos de produção agrícola saudável. Esse olhar para além da escola, contribuiu para uma organização do trabalho docente focado no planejamento de processos, possibilitando uma relação entre teoria e prática.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.