PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR EM CONEXÃO COM A REALIDADE DO CAMPO: UMA ESCOLA POTENCIALIZANDO ESSA FUNÇÃO EDUCATIVA

Autores

  • Dulcinéa Campos Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil
  • José Américo Cararo Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5064

Palavras-chave:

Educação do campo, Epistemologia da práxis, rganização coletiva do trabalho pedagógico.

Resumo

Apresenta-se o processo formativo de uma ação de extensão de formação de professores, realizado em uma escola pública de ensino fundamental e médio, com o objetivo de aprofundar reflexões teórico-metodológicas em torno dos desafios dos processos formativos escolares, em conexão com as condições objetivas dos sujeitos que vivem no e do campo. Referendado pela perspectiva histórico-dialética, adota a epistemologia da práxis , com a perspectiva de gerar, durante o desenvolvimento dessa ação, um processo epistêmico que reverbera na produção de conhecimentos em que se assegura a dialética entre os saberes escolares e suas relações com meio social. Por se tratar de uma escola de contexto rural, realizou-se um diagnóstico do entorno da escola, por meio de um inventário da realidade que adotou o agroecossistema como categoria de análise. Dentre as fontes vivas de conhecimentos levantadas, a escola elegeu como questão inicial e disparadora desse processo, o uso indiscriminado de agrotóxico na produção de alimentos na região. Emergiram, desse mesmo inventário, conhecimentos produzidos no campo, envolvendo modos de produção agrícola saudável. Esse olhar para além da escola, contribuiu para uma organização do trabalho docente focado no planejamento de processos, possibilitando uma relação entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Dulcinéa Campos, Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora da
Graduação e Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Membro do Grupo de
Estudos e Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita e do Grupo de Estudo e Pesquisa em
Educação do Campo do Espírito Santo.

José Américo Cararo, Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de graduação no Centro de Educação/UFES. Membro do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Geografia da mesma universidade. Atua na linha de pesquisa formação de professores e em pesquisas articulando culturas, currículos, cotidianos e formação de educadores, com ênfase, sobretudo, em educação e mídia, ensino de Geografia e questões socioambientais.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

CAMPOS, D.; CARARO, J. A. PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR EM CONEXÃO COM A REALIDADE DO CAMPO: UMA ESCOLA POTENCIALIZANDO ESSA FUNÇÃO EDUCATIVA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 464-480, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5064. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5064. Acesso em: 22 dez. 2024.