FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS

Autores

  • Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual de Campinas – Brasil
  • Edson do Carmo Inforsato Universidade Estadual Paulista – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5065

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Trabalho Docente, Educação Básica.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Universidade Estadual Paulista – Brasil

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Integrante do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC /UNESP). Bolsista CAPES.

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas – Brasil

Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA - UNICAMP) e do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP). Bolsista CNPq.

Edson do Carmo Inforsato, Universidade Estadual Paulista – Brasil

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, e líder do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP).

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

SOUZA LONGHIN LOURENÇO, R. S.; AMORIM TAMAIO DE SOUZA, N. C.; INFORSATO, E. do C. FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 481-498, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5065. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065. Acesso em: 23 jan. 2025.