AS DINÂMICAS EDUCATIVAS EM MOÇAMBIQUE: OBJECTIVOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.5078Palavras-chave:
Dinâmicas educativas, Desenvolvimento sustentável, Qualidade de educação.Resumo
O presente artigo aborda sobre As Dinâmicas Educativas em Moçambique: Objectivos e Perspectivas. Recorreu-se ao método de pesquisa bibliográfica de modo a agregar maior teor e rigor a esse conhecimento. Embora a educação em Moçambique tenha percorrido várias fases ao longo da sua história, ela enfrenta ainda hoje vários desafios que precisam de ser vencidos. O sector educativo deve alcançar uma independência económica, o que vai conferir uma autonomia de modo a levar a cabo as suas actividades e proporcionar uma educação de qualidade aos moçambicanos, pois apenas uma educação adequada pode formar homens de qualidade para uma nação. É preciso que o Governo Moçambicano conceba uma educação na linha da criatividade que leva à criação da obra, incidindo sobre os conhecimentos dialécticos e na reflexão do Homem sobre si mesmo e sobre a sociedade, pois esta educação “criativa” é inovadora, porque é essencialmente antropológica e pressupõe um clima de máxima liberdade, o que na linguagem de Habermas é uma educação emancipatória. E não da reprodutividade, porque essa é uma educação de necessidade, isto é, um movimento de repetição, mesmo quando a sua repetição se aproxima da obra original.
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