CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE AS HABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR E A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.5129

Palavras-chave:

Crenças; Enfoque histórico-cultural; Habilidades

Resumo

A categoria habilidade, assim como a de competência, tem relevância na organização e no desenvolvimento do currículo na educação básica, por isso o interesse de se estudar o pensamento docente sobre o que são habilidades e sua formação. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza exploratória que identificou e caracterizou crenças de professores da educação básica de escolas públicas sobre as habilidades e a sua formação, no contexto escolar, considerando o papel desse tipo de conhecimento para a atividade profissional da docência. A pesquisa teve como referência as contribuições da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotsky e alguns de seus seguidores. Como instrumento de coleta de dados foi usado um questionário normativo, de escala tipo Likert, convenientemente elaborado e validado pelos pesquisadores. Entre os resultados mais importantes, destaca-se um hiato no modelo de crenças dos professores em relação à matriz teórica de referência, destacando-se, em especial, o entendimento das habilidades como tipo de atividade que implica o domínio não consciente de sua estrutural operacional orientada à aplicação de conhecimentos, assim como apresentar a mesma estrutura das competências. Esse conhecimento das crenças dos professores sobre o referido domínio da atividade profissional é um elemento chave que deve ser levado em conta nos programas de formação e de desenvolvimento profissional dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ASHTON, Patricia. Historical Overview and Theoretical Perspectives of Research on Teachers’ Beliefs. In: FIVES, Helenrose; GILL, Michele Gregoire. International Handbook of Research on Teachers’ Beliefs. Abingdon: Routledge, 2014. Disponível em: < https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9780203108437.ch3 >. Acesso em: 13 abr. 2019. p. 30-53.

BARAHONA, Malba. Pre- service teachers’ beliefs in the activity of learning to teach English in the Chilean context. Cultural – Historical Psychology, Moscow, v. 10, n. 2, p. 116-122, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Saeb 2001: novas perspectivas. Brasília: INEP, 2002.

CLARK, Christopher; PERTESON, Penélope. Procesos del pensamiento de los docentes. In: WITTROCH, Merlin (org.). La investigación docente de la enseñanza II: profesores y alumnos. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica. S. A., 1997. p. 444-543.

CRONBACH, Lee. Coefficient alpha and internal structure of tests. Psychometrika, Berlim, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951.

DANILOV, Mikhail; SKATKIN, Mikhail. Didáctica de la escuela media. La Habana: Editorial de Libros para la Educación, 1980.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. El contenido y la estructura de la actividad docente de los escolares. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1988.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich; SLOBODCHIKOV, Viktor Ivanovich. La enseñanza que desarrolla en la escuela del desarrollo. In: MUDRIK, Anatoliy Viktorovich. La educación y la enseñanza: una mirada al futuro. Moscú: Progreso, 1991. p. 118-145

ENGESTROM, Yrjö. Learning at work: toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, Bath, v. 14, n. 1, p. 133-156, 2001.

FARIÑAS, Gloria León. Psicología, Educación y Sociedad. La Habana: Editorial Felix Varela, 2005.

FARIÑAS, Gloria León. A interdisciplinaridade nas Ciências Sociais: a contribuição da Psicologia desde o pensamento complexo. São Paulo: Terceira Margem, 2010.

FARIÑAS, Gloria León. Para ler Galperin. In: NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite (orgs). Galperin e a Teoria de Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos: Pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 79-100.

GALPERIN, Piotr. Acerca del lenguaje interno. In: ROJAS, Luis Quintanar (Comp.). La formación de las funciones psicológica durante el desarrollo de niño. Tlaxcala: Editora Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001. p. 57-66.

LEONTIEV, Aleksei. Actividad, consciencia y personalidad. La Habana: Pueblo y Educación, 1985.

LEONTIEV, Aleksei. Acerca de la importancia del concepto de actividad objetal para la psicología. In: ROJAS, Luis Quintanar. (Comp). La formación de las funciones psicológica durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Editora Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001. p. 15-26.

LINARES, Salvador Ciscar. La formación de profesores de matemáticas. Sevilla: Universidad de Sevilla, 1991.

MACEDO, Lino de. Para o desenvolvimento de competências e habilidades na escola. In: MATOS, C. (org.). Ciência e arte: imaginário e descoberta. São Paulo: Estação Ciência, USP, 2003. p. 41-49.

MACEDO, Lino de. Competências e habilidades: Elementos para uma reflexão pedagógica. In: MORAIS, Jair Santana. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O Instituto (INEP/MEC), 2005.

MARCELO, Carlos Garcia. Formalidade e informalidade no processo de aprender a ensinar. In: VALDÉS, Roberto Puentes; AQUINO, Orlando Fernández; LONGAREZI, Andrea Maturano. (orgs.). Ensino Médio: estado atual, políticas e formação de professores. Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 181-204.

MARCELO, Carlos Garcia; VAILLANT, Denise. Desarrollo profesional docente. ¿Cómo se aprende a enseñar? Madrid: Narcea S. A. Ediciones, 2009.

NEGUERUELA, Eduardo. Beliefs as conceptualizing activity: A dialectical approach for the second language classroom. System, Amsterdã, v. 39, n. 3, p. 359-369, 2011.

NOCEDO, Irma León. Metodología de la Investigación Educacional. 2ª parte. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2001.

NUÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev, Galperin. Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber Livro, 2009.

NUÑEZ, Isauro Beltrán. O diagnóstico dos níveis de orientação da ação classificar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. In: FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Salonildo Almeida. Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. p. 157-175.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. Desarrollo de una Unidad Didáctica para el estudio de los procesos de oxidación-reducción en el pre-universitario: contribuciones de la teoría de P. Ya. Galperin. In: SILVA, Marcia Gorette Lima da; MOHR, Adriana; FERNÁNDES, Magnolia Florência de Araújo. Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências. Natal: EDUFRN, 2012. p. 153-180.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; FARIAS, Marcus Vinicius Oliveira. A formação de habilidades gerais no contexto escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. In: NÚÑEZ. Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite (orgs). Galperin e a Teoria de Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos. Pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 23-78.

PAJARES, Frank. Teacher´s beliefs and educational research: Cleaning up a Messy Construct. Review of Educational Research, University Park, v. 62, n. 3, 1992.

PÉREZ, Angel Ignacio Gómez. Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativa. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ, Angel Ignácio Gómez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 99-118.

PETROVSKI, Arthur Vladimirovich. Psicologia Evolutiva y pedagógica. Moscú: Editorial Progreso, 1979.

PETROVSKI, Arthur Vladimirovich. Dicionário psicológico breve. Moscú: Politis, 1985.

PORLÁN, Rafael Ariza; DEL POZO, Rosa Maria; TOSCANO, Martin. Conceptions of School – Bases teacher educations concerning on going teacher education. Teching and Teacher Education, Amsterdã, n. 18, p. 305-321, 2002.

PORLÁN, Rafael Ariza; RIVERO, Ana Garcia. El conocimiento de los profesores. Madrid: Diada Editorial, 1997.

POZO, Juan Ignácio. La nueva cultura del aprendizaje en la sociedad del conocimiento. In: POZO, Juan. Ignácio (orgs.). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje. Barcelona: Grao, 2006. p. 29-54.

POZO, Juan Ignácio; GÓMEZ CRESPO, Miguel Angel. A aprendizagem e o ensino de ciências. Do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

RAMALHO, Betânia Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clemont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

RICHARDSON, Virginia. The role of attitudes and beliefs in learning to teach. In: SIKULA, John. (org.). Handbook of Research on Teacher Education. 2ª ed. New York: Macmillan, 1996. p.102-119.

RODRIGO, Maria José; RODRÍGUEZ, Armando Pérez; MARRERO, Javier. Las Teorías Implícitas: una aproximación al conocimiento cotidiano. Madrid: Visor Editora, 1993.

RODRIGUEZ Marisela Robustillo; BERMÚDEZ, Rogério Sarguera. Psicología del pensamiento científico. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1999.

TALÍZINA, Nina Fidorova. Manual de Psicología Pedagógica. Editora de la Facultad de Psicología. San Luis Potosí, S.L.P., 2000

TALÍZINA, Nina Fidorova. La formación de las habilidades del pensamiento matemático. San Luis Potosí: Editora Universidad de San Luis Potosí, S.L.P., 2001.

TALÍZINA, Nina Fidorova. Mecanismos psicológicos de la generalización. Acta Neurológica Colombiana, Bogotá, v. 24, n. 2, junio. Suplemento (2-1), p. 76-87, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e prática profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VIGOTSKY, Lev Semionovitch. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Ciudad de México: Grijalbo, 1988.

VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamiento y lenguaje. La Habana: Pueblo y Educación, 1989.

WOODS, Devon. Teacher cognition in language teaching: Beliefs, decision – making and classroom practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010

ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: contributos para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

NÚÑEZ, I. B.; PINHEIRO DE MELO, M. M. CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE AS HABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR E A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 395-420, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.5129. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5129. Acesso em: 21 nov. 2024.