CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5282Palavras-chave:
Currículo, Poder, SubjetividadesResumo
Reconhecendo a importância que as instituições escolares possuem neste tempo histórico e na sociedade moderna, o presente trabalho visa discutir a questão curricular na perspectiva da produção de subjetividades através do governamento da infância. Frente a isso, as políticas de currículo exigem reflexões e questionamentos sobre o significado de escola e de educação que se pretende construir. O currículo, enquanto elemento central e estruturante da função escolar, é um território rico em disputas e poder. Para tanto, o trabalho busca dialogar com os postulados do autor Michel Foucault partindo de conceitos como “governamentalidade” que caminha no sentido do governo dos outros; como o processo de “disciplinamento” exercido pelos currículos e o conceito de “cuidado de si” como possibilidade para a formação docente. Ainda serão abordadas as contribuições das autoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo no que se refere às “teorias de currículo”.
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