CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5282

Palavras-chave:

Currículo, Poder, Subjetividades

Resumo

Reconhecendo a importância que as instituições escolares possuem neste tempo histórico e na sociedade moderna, o presente trabalho visa discutir a questão curricular na perspectiva da produção de subjetividades através do governamento da infância. Frente a isso, as políticas de currículo exigem reflexões e questionamentos sobre o significado de escola e de educação que se pretende construir. O currículo, enquanto elemento central e estruturante da função escolar, é um território rico em disputas e poder. Para tanto, o trabalho busca dialogar com os postulados do autor Michel Foucault partindo de conceitos como “governamentalidade” que caminha no sentido do governo dos outros; como o processo de “disciplinamento” exercido pelos currículos e o conceito de “cuidado de si” como possibilidade para a formação docente. Ainda serão abordadas as contribuições das autoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo no que se refere às “teorias de currículo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria de Fátima Costa de Paula, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Pós-Doutora em Políticas de Educação Superior na América Latina pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Argentina; Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris; Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da UFF e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2003.

Marcia Nico Evangelista, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora e Supervisora da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), lotada no setor da Coordenação Especial de Supervisão Educacional (COESE), responsável por autorizar, credenciar, acompanhar e avaliar a oferta de educação infantil, pública e privada no município de Niterói. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da UFF.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

DE PAULA, M. de F. C.; EVANGELISTA, M. N. CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 186-207, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5282. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5282. Acesso em: 20 set. 2024.