PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5291Palavras-chave:
Letramento literário, Literatura Infantil, Práticas de letramentoResumo
Este artigo apresenta a análise de práticas de mediação de leitura em uma perspectiva para o letramento literário de professores em uma escola do campo, localizada na região norte do estado de Roraima. Buscou-se compreender quais as concepções dos docentes na utilização da literatura infantil e suas contribuições na formação dos alunos nos anos iniciais. O referencial teórico baseia-se em percepções conceituais sobre a concepção da escola do campo em movimento e as práticas de mediação de leitura literária utilizadas pelos docentes, além de evidenciar o letramento literário como possibilidade de ampliação de significados. O estudo situa-se no campo das investigações qualitativas em que o trabalho docente se caracteriza como o centro das investigações. A construção de dados foi realizada em um ambiente escolar com alunos do 1o e 2o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização da literatura infantil baseada apenas em procedimentos tácitos não promovem a formação do leitor crítico.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.