EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA À LUZ DO RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5473Palavras-chave:
Educação Superior Paraibana, Ditadura Militar, Comissão Estadual da VerdadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo difundir as primeiras impressões acerca do conteúdo do Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba (CEVPM/PB), atribuindo especial relevo à temática ditadura versus educação superior paraibana (1964-1985). Para fazer frente a esse objetivo, norteamo-nos pelas seguintes questões: Por que a ditadura militar elegeu a educação superior como locus privilegiado de sua intervenção? Qual é o papel das comissões da verdade na reconstituição da historiografia da educação superior do último ciclo ditatorial brasileiro? Onde estão situadas as referências à educação superior paraibana (1964- 1985) no Relatório Final da CEVPM/PB? Em busca de respostas para essas questões amparámo-nos no Relatório Final da CVMPM/PB (NUNES, 2017), que se constituiu, a um só tempo, em objeto e fonte deste trabalho. A análise do Relatório, por sua vez, realizou-se sob a perspectiva teórico- metodológica de Pollak (1989), Germano (2011), Motta (2014), Reátegui (2011) e Fico (2004, 2014). A metodologia adotada foi a de revisão bibliográfica e análise do texto-documento do Relatório, apartando-se as referências à educação superior paraibana durante a vigência do regime militar, em um processo de desvelamento e interpretação de fatos e discursos. O fruto desse esforço investigativo tem como resultado preliminar a verificação de comprovadas violações aos direitos humanos nos campos acadêmico e estudantil paraibanos. Nesse contexto, perfila-se entre os escritos que propugnam pela difusão do debate para que nunca mais se repita as atrocidades vivenciadas nos idos de 1964 a 1985.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.