A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5623

Palavras-chave:

Gestão administrativa, Polo Timbó Grande, Mediotec

Resumo

O artigo investiga de qual forma a gestão pública da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), associa-se a ações que venham refletir na gestão da evasão de alunos. O estudo é direcionado para a atuação da gestão do pólo de ensino presencial de Timbó Grande do Programa Mediotec, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São contextualizados: o programa Mediotec, com ênfase na gestão local do pólo, o papel de cada agente envolvido no desenvolvimento desta modalidade ensino, além de uma abordagem das atribuições do gestor local e as dificuldades encontradas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de campo, investigando os paradigmas da gestão frente aos desafios encontrados, ilustrando os agravantes, os quais refletem na permanência e êxito dos alunos. Como conclusão, apresenta-se a situação da impossibilidade de ações efetivas da gestão para o cenário do crescente número de evasões sofridos, no pólo estudado.

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Biografia do Autor

Ozeias Carlim do Prado, Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil

Pós- Graduado, Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC); Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica; Grupo de Pesquisa em Materiais – CNPq.

Fabiana Calçada de Lamare Leite, Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutorado em Geografia, UFPR; Professora Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica; Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2019-09-17

Como Citar

DO PRADO, O. C.; DE LAMARE LEITE, F. C. A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 348-367, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5623. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5623. Acesso em: 3 nov. 2024.