CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5625Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Formação inicial, Professor de crecheResumo
Este artigo resulta de pesquisa a respeito da formação inicial do professor de educação infantil que atuará na creche. Em que medida os cursos de Pedagogia instrumentalizam o professor no trabalho com bebês e crianças muito pequenas? Para responder a esta questão, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, estruturado em duas etapas: análise documental das ementas do curso de Pedagogia de duas universidades do estado de São Paulo (uma pública e outra particular) e da aplicação de questionários com alunos do último semestre. A partir da análise dos dados coletados, foi identificado que, nas ementas do curso de Pedagogia, há mais ênfase no ensino fundamental do que no ensino de conteúdos relacionados ao universo das crianças muito pequenas e de creche. Além disso, alunos de ambas as instituições afirmaram que na atuação do professor de educação infantil estão presentes tanto aspectos pedagógicos quanto aos relacionados ao cuidar.