CONCEPÇÃO DE TRABALHO EM MARX: A QUESTÃO DA LUTA DE CLASSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5626

Palavras-chave:

Trabalho, Luta de Classes, Marx

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender a luta de classe, dentro da categoria Trabalho em Marx e sua atualidade no estágio do capitalismo atual, marcada pela exploração do homem pelo homem. Essa análise é de cunho bibliográfico e recorrerá principalmente a dois autores marxistas brasileiros que tratam da questão do trabalho: Antunes (1995) e Lessa (2012). Além disso, analisa-se o conceito fundante de trabalho para Marx, o processo da organização proletária para impulsionar a luta de classe na atualidade e os embates necessários da organização operária para a ruptura com o Capital e o modo de produção vigente. Nesse sentido, analisam-se duas obras de Marx: “O Manifesto do Partido Comunista” (2007) e “Trabalho Assalariado e Capital” (1980), para fundamentar a questão da identidade de classe, dentro da fragmentação do trabalho na atualidade, que tenta mascarar o processo da luta de classe e a tomada do poder do proletário, que apenas vende sua força de trabalho para conseguir garantir sua subsistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Selson Garutti, Rede do Estado do Paraná - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor de Filosofia da Rede do Estado do Paraná (SEED-PR). Membro do Grupo de Pesquisa: (1) Núcleo de Pesquisas em História Religiosa e das Religiões (UEM). (2) Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais na educação de jovens, adultos e idosos (UEPG).

Rafael Pires Machado, Rede do Estado do Paraná - Brasil

Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Paranaense de Ensino do Paraná (IPE-PR). Professor de Educação Física da Rede do Estado do Paraná (SEED-PR).

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

GARUTTI, S.; MACHADO, R. P. CONCEPÇÃO DE TRABALHO EM MARX: A QUESTÃO DA LUTA DE CLASSES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 416-432, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5626. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5626. Acesso em: 18 abr. 2024.