Repensando a questão curricular: caminho para uma educação anti-racista

Autores

  • Joelson Alves Onofre

Palavras-chave:

Currículo, Diversidade cultural, Educação anti-racista

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa concluída intitulada: O preconceito racial: concepções das empregadas domésticas – uma intersecção com o currículo escolar2 e objetiva proporcionar uma reflexão teórica partindo do currículo como elemento indispensável para a promoção de uma educação anti-racista. Algumas abordagens significativas serão apresentadas como eixos reflexivos sobre o papel da escola frente aos novos e pertinentes desafios em relação a um currículo que contemple a diversidade, bem como se analisam as práticas do currículo vigente que priorizam determinados grupos em detrimento de outros atores sociais que se enquadram no grupo dos que não têm acesso ao saber escolarizado. Muitas são as teorias sobre currículo, cada uma delas com a intenção de destacar um ou vários aspectos da vida humana e social presentes no dia-a-dia dos indivíduos. Entendendo que o currículo se constitui em uma construção coletiva, iremos nos debruçar sobre essa questão demasiadamente discutida, mas que trazida novamente ao cenário do conhecimento, contribuirá de forma singular para uma postura mais crítica por parte de educadores, educandos e todos os demais sujeitos envolvidos no processo educativo.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

ONOFRE, J. A. Repensando a questão curricular: caminho para uma educação anti-racista. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, p. 103-122, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/563. Acesso em: 22 dez. 2024.