AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE SISTEMA E A NECESSIDADE DE LEGITIMIDADE POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5635Palavras-chave:
Avaliação de larga escala, Avaliação Institucional, Sistema Nacional de AvaliaçãoResumo
A avaliação de larga escala percorreu um longo caminho desde a década de 1.990 e apesar das críticas e das contradições que a temática envolve vem sendo ampliado o debate em torno de seus resultados, formatos e consequências de sua implementação na sala de aula. As avaliações de sistema vêm informando desde suas primeiras edições que a aprendizagem não está ocorrendo na educação básica de nossas escolas do país. O estudo tem como objetivo refletir sobre os resultados da avaliação externa pelos atores da escola na avaliação institucional visando sua utilização para o planejamento pedagógico. É a avaliação institucional que possibilita a legitimidade política dos dados disponibilizados na avaliação externa através da negociação entre “os que fazem a escola”. Embora a ênfase neste trabalho sobre a avaliação institucional tenha sido sob o ângulo da reflexão dos resultados da avaliação de sistema, ressaltamos a necessidade de outros indicadores qualitativos elencados pelo coletivo que contribua para o resgate da finalidade da escola. A metodologia utilizada são as pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados, apresentamos o crescimento das pesquisas de avaliação para o apoio pedagógico, o aprimoramento dos Boletins Pedagógicos elaborados pelas Secretarias Estaduais de Educação, além de algumas iniciativas como o PIP – Plano de Intervenção Pedagógica e o Monitoramento da Aprendizagem.