O ENSINO DE INGLÊS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DA EXPANSÃO À OBRIGATORIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5636

Palavras-chave:

Ensino de inglês, História do ensino de língua estrangeira, Política educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a agenda da política de ampliação do ensino de idiomas e as demandas legais acerca da língua estrangeira no Ensino Fundamental, perpassando o período de tempo do século XIX aos dias atuais com foco no debate sobre a oferta do ensino de inglês como língua estrangeira nas legislações contemporâneas. Através de análise documental e tendo, como referencial teórico, autores tanto do campo da linguística como Rajagopalan (2013, 2005) e Leffa (1999) quanto da política educacional (SAVIANI, 2005) e FRIGOTTO, CIAVATTA (2003)), foi possível concluir que a agenda da política de ampliação do ensino de idiomas, bem como suas demandas legais e a geopolítica do ensino do inglês do século XIX até o presente favoreceram o caráter contraditório do ensino do idioma, perfazendo uma relação de dominação ideológica simultaneamente à exigência por emancipação através do conhecimento de uma língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professora associada do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED).

Aline Miranda Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Mestre em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Programa de PòsGraduação em Educação, UFRJ-Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED).

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Publicado

2019-09-17

Como Citar

DO AMARAL, D. P.; FONSECA, A. M. O ENSINO DE INGLÊS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DA EXPANSÃO À OBRIGATORIEDADE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 503-525, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5636. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5636. Acesso em: 19 abr. 2024.