EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5690

Palavras-chave:

Educação Superior, Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia, Reestruturação produtiva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciléa Santos Ayres da Silva, Universidade Federal do Amapá - Brasil

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Técnica em Assuntos Educacional da UNIFAP – Brasil; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Marxismo, Trabalho e educação (GEMTE).

Arthane Menezes Figueirêdo, Universidade Federal do Amapá - Brasil

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Brasil; Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Marxismo, Trabalho e Educação (GEMTE).

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

AYRES DA SILVA, L. S.; Figueirêdo A. M. EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 426-443, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5690. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690. Acesso em: 19 set. 2021.