A implantação da educação infantil no município de Teixeira de Freitas – Bahia

Autores

  • Karina de Oliveira Santos Cordeiro
  • Liana Gonçalves Pontes Sodré

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação de professores, Políticas públicas

Resumo

O presente estudo discute as políticas públicas que assegura dentre outras possibilidades, o acesso e a permanência dos infantes em espaços educacionais, que, apesar de sua abrangência, foram analisadas nesta pesquisa dentro de um contexto educacional específico, mais precisamente no município de Teixeira de Freitas – localizado no Extremo Sul da Bahia –, onde se observa o processo de organização da Educação Infantil. Desta forma são consideradas as ações da Secretaria Municipal de Educação, que intenta cumprir os dispositivos legais no que diz respeito ao acesso e permanência da população infantil em instituições públicas de educação. Para tanto, serão utilizadas as informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação, através de documentos e informações coligidas por um questionário enviado ao órgão municipal. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a SMEC procurou implantar a Educação Infantil no município, porém há ainda a necessidade de que outras ações sejam concretizadas, tais como: um plano de carreira, concursos públicos para os profissionais desta etapa de ensino, bem como a criação de uma formação em serviço que discuta os problemas atinentes ao desenvolvimento infantil. Outro aspecto a ser considerado é a construção das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil a partir do contexto local, pois a infra-estrutura destinada para as instituições não está compatível com as especificidades da Educação Infantil.

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Publicado

2008-06-03

Como Citar

SANTOS CORDEIRO, K. de O.; PONTES SODRÉ, L. G. A implantação da educação infantil no município de Teixeira de Freitas – Bahia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 5, p. 109-127, 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/579. Acesso em: 8 nov. 2024.