A LITERATURA INFANTIL E AS MATEMÁTICAS: CONTEXTO DAS HISTÓRIAS E GRANDEZAS E MEDIDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5897

Resumo

Este artigo tem a finalidade de problematizar as aproximações existentes entre a literatura infantil e as matemáticas, na perspectiva de investigar as seguintes questões: Como são propostas as histórias nos livros de literatura infantil? Quais as aproximações com as matemáticas? Para dar conta de tais questões, realizou-se uma pesquisa documental, utilizando os cinco livros de literatura infantil propostos no caderno 6 (seis) do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. As análises foram organizadas a partir de Carneiro (2012), de Knijnik (2013), de Lave (1996, 2002) dentre outros autores. Consideramos dois grupos de análise: a) Os diferentes contextos das histórias; b) O significado das palavras de Grandezas e Medidas. Portanto, cada história apresenta um contexto de prática diversificado, que vai da floresta até a casa, da relação entre irmãos, da ideia de economia, de tempo, também, os significados das palavras se assemelham aos conceitos do bloco de Grandezas e Medidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cinthia Peres Pacifico Gonçalves, Escola Municipal de Educação Infantil Castelinho do Saber - Brasil

Mestranda do Programa em Educação, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Especialista em Direito Educação, Claretiano Centro Universitário; Pedagoga, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente de Educação Infantil, Escola Municipal de Educação Infantil Castelinho do Saber, Pedro Osório, Rio Grande do Sul, Brasil.

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Educação, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Docente no Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil. Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM/UNIJUÍ/CNPq); Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Pacifico Gonçalves C. P.; POZZOBON, M. C. C. A LITERATURA INFANTIL E AS MATEMÁTICAS: CONTEXTO DAS HISTÓRIAS E GRANDEZAS E MEDIDAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 398-414, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5897. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5897. Acesso em: 3 maio. 2024.