A INCLUSÃO DE SUJEITOS E CULTURAS SUBALTERNIZADAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: REFLEXÕES EPISTÊMICAS DECOLONIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5905Palavras-chave:
Decolonialidade, Ensino Superior, Inclusão social de indígenas e negrosResumo
Refletir sobre a inclusão de sujeitos e culturas subalternizadas no Ensino Superior brasileiro partindo da teoria decolonial foi o objetivo deste artigo. Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica/documental, vinculada ao Grupo de Pesquisa Educogitans, do Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau-SC. A questão problema levantada foi: como o processo de inclusão de sujeitos e culturas subalternizadas é promovido no Ensino Superior brasileiro? A metodologia utilizada foi pesquisa em livros e publicações científicas em revistas e na internet. Iniciou-se a referida pesquisa fazendo um breve histórico sobre os conceitos dos corpos, suas estéticas, suas manifestações culturais, logo após abordou-se como estes fatores influenciam no processo de inclusão social e, principalmente, no acesso aos cursos universitários brasileiros, tomando como base algumas universidades públicas das cinco regiões do país. Como embasamento teórico recorreu-se às produções do Grupo Modernidade/Colonialidade M/C composto por autores latino-americanos e caribenhos idealizadores da teoria crítica decolonial e brasileiros como Freire, Candau e Fleuri. A partir deste aporte teórico foi possível compreender como está acontecendo, no Brasil, o acesso ao ensino superior pelas classes sociais até então subalternizada, excluídas e marginalizadas pelo sistema neoliberal capitalista.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.