HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANS-GEORG GADAMER E JÜRGEN HABERMAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5912Palavras-chave:
Educação, Hermenêutica gadameriana, Razão comunicativa habermasianaResumo
o presente texto tem por objetivo apresentar as contribuições do pensamento hermenêutico residente nos postulados teóricos de Hans-Georg Gadamer e Jürgen Habermas. Para tanto, se fará necessário recorrer aos pressupostos basilares que formam a estrutura fundante do pensamento destes dois filósofos, bem como tecer uma articulação crítica entre eles e, posteriormente, trazer para o âmbito educativo como maneira de evidenciar as devidas contribuições para uma formação humana que preze tanto para a compreensão interpretativa quanto para o entendimento entre os sujeitos envolvidos no contexto escolar. Além disso, consideramos que a hermenêutica gadameriana tornou-se uma referência de análise e discussão na contemporaneidade, isto abarcando a educação e o pensamento filosófico. Com a teoria comunicativa habermasiana vimos emergir uma proposta de teoria social atrelada ao uso da linguagem enquanto forma de mediação em interações entre sujeitos numa comunidade de falantes e, neste sentido, seu principal objetivo recai na busca por consensos estabelecidos na forma de entendimentos intersubjetivos. Assim, ao refletir os contributos da teoria hermenêutica gadameriana juntamente com a teoria social habermasiana para os processos educativos, consideramos de vital validez uma vez que partilham da premissa legitimadora da integração entre os indivíduos participantes de um contexto social, seja por meio da tradição ou mesmo pelo diálogo incondicional mediado linguisticamente.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.