ENTRE CARTAS E CONVERSAÇÕES: ENCONTROS NA DIFERENÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.5981

Palavras-chave:

Cegueira, Diferença, Encontro

Resumo

Este ensaio é um desdobramento de uma tese produzida em uma universidade pública brasileira. Trata-se de um exercício cartográfico, que no processo foi ganhando forma ensaística. Um trabalho no qual buscamos problematizar os efeitos dos encontros entre uma professora e crianças com cegueira, entendendo que o pesquisar e escrever não se separam: portanto uma pesquisaescrita. Colocamos em questão não só a narrativa dos efeitos produzidos nos encontros, mas também os modos como as políticas da narratividade -dominantes e majoritárias- impõem determinadas formas de pesquisar e escrever e excluem outras, formas estas que em sua maioria limitam o educar a um processo que se dá muito mais entre iguais do que sendo uma relação que tem como potencial a diferença. Assim, buscamos pensar a tese produzida como uma experiência na diferença, em que modos outros de narrar são necessários para explicitar o encontro entre nós.

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Biografia do Autor

Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva, Instituto Benjamin Constant - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais - da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant (DED-IBC). Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos da Surdocegueira (GPESC), vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Benjamin Constant (CEPEQ). Faz parte do Coletivo Diferenças e Alteridade na Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais - da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que busca pensar, entre políticas, práticas e poéticas, como educadores, negociam cotidianamente os diferentes modos de ser e estar no mundo para se relacionar e trabalhar coletivamente numa perspectiva ética do encontro.

Anelice Ribetto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade do Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP/DEDU). É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Participa do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq) e faz parte, na condição de coordenadora, do Coletivo Diferenças e Alteridade na Educação, que reúne professores da escola básica, professores e estudantes da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, gestores das redes públicas de ensino e famílias de alunos ditos “pessoas com deficiências”, para desenvolver projetos de pesquisa, de ensino e de extensão vinculados ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVA, D. P. A. de F.; RIBETTO, A. ENTRE CARTAS E CONVERSAÇÕES: ENCONTROS NA DIFERENÇA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 34-50, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.5981. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5981. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático