A PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DA MATEMÁTICA NO MATHLIBRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.5982

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Matemática, Pedagogia Visual

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar e analisar dois vídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras – MathLibras”, sobre o conteúdo frações. O projeto teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul (RS). Os vídeos produzidos no MathLibrassão considerados como um recurso visual para os estudantes surdos, entendendo suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. No total o projeto já disponibilizou 13 vídeos no Canal do MathLibras no YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Campello (2007; 2008), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Lebedeff (2010; 2017), Nogueira (2013), Nunes et al (2013), Silva (2010) e Smole e Diniz (2016).A tecnologia de produção de audiovisuais deu condições para que os vídeos do MathLibras propiciem, acredita-se, o protagonismo da Libras como língua de instrução, na perspectiva da Pedagogia Visual e Textualidade Diferida. É importante ressaltar, ainda, a importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar e da comunicação contínua entre os diferentes grupos que constituem o projeto.

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Biografia do Autor

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas-Brasil

Doutora em Educação, UFPel; Universidade Federal de Pelotas-Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática; Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais (GEEMAI). E

Rozane da Silveira Alves, Universidade Federal de Pelotas-Brasil

Doutora em Educação, UFPel; Universidade Federal de Pelotas-Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática; Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas-Brasil

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento; Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS); Universidade Federal de Pelotas-Brasil; Programa de Pós-Graduação em Letras; Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). E-mail: tblebedeff@gmail.com

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. da S.; LEBEDEFF, T. B. A PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DA MATEMÁTICA NO MATHLIBRAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 51-74, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.5982. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5982. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático