POR UM HABITAR POÉTICO NA ESCOLA: POTÊNCIA INVENTIVA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.5983

Resumo

Nesse artigo, compartilhamos o saber da experiência construído no ofício de Orientador Educacional. Lançamos mão da cartografia como percurso metodológico com o objetivo de problematizar a medicalização territorializada nas escolas e produzir movimentos instituintes no fazer pedagógico. Pousamos sobre a dimensão das enunciações e o regime de verdade que orquestram os aparatos legislativos no tocante à educação inclusiva no Brasil, analisados a partir do conto zapatista Historia de las miradas, as forças que duelam no imaginário social entre aqueles e aquelas que elaboram as leis, e aqueles e aquelas que estão no cotidiano das micropolíticas. Ocupamo-nos em afirmar uma escrita resistência, trazendo uma proposta inventiva de escolas moleculares onde se encontram processos de singularização.

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Biografia do Autor

Arildo dos Santos Amaral, Secretaria Municipal de Educação de Cambuci – Brasil

Mestre em Ensino, UFF; Secretaria Municipal de Educação de Cambuci-RJ – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ensino; Grupo de Pesquisa Educação e Saúde (GRUPES).


Maria Goretti Andrade Rodrigues, Universidade Federal Fluminense – Brasil

Doutora em Saúde Pública, FIOCRUZ; Universidade Federal Fluminense – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ensino; Grupo de Pesquisa Educação e Saúde (GRUPES).


Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense – Brasil

Doutora em Educação, UFF. Universidade Federal Fluminense – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Ensino.


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Publicado

2020-01-01

Como Citar

AMARAL, A. dos S.; RODRIGUES, M. G. A.; CALLAI, C. POR UM HABITAR POÉTICO NA ESCOLA: POTÊNCIA INVENTIVA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 75-89, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.5983. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5983. Acesso em: 18 abr. 2024.

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