RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE O FUTURE-SE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6009Palavras-chave:
Política Educacional, Organização Social, Future-seResumo
Este artigo busca analisar, no contexto do capitalismo contemporâneo, alguns movimentos no âmbito da política educacional do atual governo federal dedicando-se ao recente programa Future-se, destinado à educação superior. Tal análise é realizada a partir da revisão histórica do avanço do capitalismo, especialmente na América Latina, com foco no Brasil. Os eixos do programa são abordados, em especial o que trata das Organizações Sociais, cuja tendência se configura como mecanismo de subsídio público a instituições geridas por organismos privados como uma alternativa de gestão para a educação pública brasileira. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e à análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias. Nas considerações, apresentamos as consequências para a educação no contexto atual.
Downloads
Metrics
Referências
AZEVEDO, José Clovis. Reconversão cultural da escola: mercoescola e escola cidadã. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista, 2007.
BRASIL. Lei Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providencias. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso 2 agosto 2019.
CARVALHO, Laura. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. 1 ed. São Paulo: Todavia, 2018.
CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era liberal. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
CHOMSKY, Noam. Quem manda no mundo? 1 ed. São Paulo: Planeta, 2002a.
CHOMSKY, Noam. Réquiem para o sonho americano: os 10 princípios de concentração de riqueza & poder. 1 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002b.
CHOMSKY, Noam. Sistemas de poder: conversas sobre as revoltas democráticas globais e os novos desafios do Império americano. 1 ed. Rio de Janeiro: Apicuri.
FAORO, Raymundo. Os donos do poder. Porto Alegre: Globo, 1958.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. 24 ed. São Paulo: Loyola, 2013.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 15 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
KUENZER, Acácia Zeneida. Dilemas da formação de professores para o Ensino Médio no século XXI. In:. AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). O ensino médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. 1 ed. São Paulo: Moderna/Santillana, 2014.
LEHER. Roberto. Análise preliminar do Future-se indica a refuncionalização das universidades e Institutos Federais. Disponível em https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2019/07/sobre-o-future-se-notas-prelim-rleher-24-07pdf.pdf . Acesso em 25 jul de 2019.
MEDEIROS. Rogério de Souza; MACHADO. Nínive Fonseca. O novo marco regulatório das organizações da sociedade civil e uma nova agenda de pesquisa sobre as relações entre órgãos de controle, as organizações da sociedade civil e os gestores públicos. Revista de Ciências Sociais, n. 46, Janeiro/Junho de 2017, p. 23-47.
MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
PRADO Jr., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
QUIJANO, Aníbal. La crisis del horizonte de sentido colonial/modeno/eurocentrado. Revista Casa de Las Américas. Nos. 259-260. abril/septembre. p. 04-15.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RIBEIRO, Darcy. Teoria geral do Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975
RIO GRANDE DO SUL. Governador recebe Jonathan Hage, criador das charters schools nos EUA. Disponível em: https://www.estado.rs.gov.br/governador-recebe-jonathan-hage-criador-das-charters-schools-nos-eua Acesso em 21/05/2019.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. p. 152-165. v. 12 n. 34 jan/abr. 2007.
SOUZA, Jessé. A classe média no espelho: suas histórias, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: estação Brasil, 2018.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão a Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
WALLERSTEIN, Immanuel. Após o liberalismo: em busca da reconstrução do mundo. Petrópolis: Vozes, 2002b.
SOUZA, Jessé. O fim do mundo como o concebemos: ciência social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.