SABERES EXPERIENCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6018Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Biologia, Formação de professores, Saberes experienciaisResumo
Esta investigação tem como objetivo analisar as pesquisas acadêmicas brasileiras sobre saberes experienciais relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia, apresentadas sob a forma de teses e dissertações, entre os anos de 2005 e 2012. O estudo é de natureza qualitativa e o corpus de análise foi composto por trinta produções acadêmicas, 27 dissertações e três teses. Para a análise das informações presentes nesses documentos, empregamos a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados desta pesquisa apontam para a versatilidade dos saberes experienciais e suas diferentes formas de manifestação. Além disso, verificamos que o saber experiencial, por ser um saber prático e sobre a prática, contribui para o “ser professor” e auxilia, de diversos modos, na execução da prática pedagógica.
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