SABERES EXPERIENCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6018

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Biologia, Formação de professores, Saberes experienciais

Resumo

Esta investigação tem como objetivo analisar as pesquisas acadêmicas brasileiras sobre saberes experienciais relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia, apresentadas sob a forma de teses e dissertações, entre os anos de 2005 e 2012. O estudo é de natureza qualitativa e o corpus de análise foi composto por trinta produções acadêmicas, 27 dissertações e três teses. Para a análise das informações presentes nesses documentos, empregamos a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados desta pesquisa apontam para a versatilidade dos saberes experienciais e suas diferentes formas de manifestação. Além disso, verificamos que o saber experiencial, por ser um saber prático e sobre a prática, contribui para o “ser professor” e auxilia, de diversos modos, na execução da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Venâncio Bonfim-Silva

Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente.

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

BONFIM-SILVA, V.; CARMO, E. M. SABERES EXPERIENCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 38, p. 421-440, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i38.6018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6018. Acesso em: 5 out. 2024.