A NARRATIVA DO COMBATE À CORRUPÇÃO INTERPRETADA NOS TEXTOS DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6022

Palavras-chave:

Grandes Mídias, Manifestações, Manipulação do pensamento estudantil

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo analisar a narrativa do combate à corrupção construída e propagada pela grande mídia e interpretada nas produções literárias dos estudantes de uma escola pública no sudoeste baiano, no ano de 2013. Neste estudo, tomou-se como objeto de pesquisa a influência das grandes mídias nas produções das narrativas sobre corrupção produzida nos textos literários dos referidos alunos. Para tanto, nos orientamos nos referenciais de Souza (2009, 2016, 2017, 2019). Este autor afirma que a corrupção do Estado é usada para ocultar a verdadeira corrupção que está no mercado, uma vez que apontar a corrupção política de forma seletiva foi uma forma de tirar os recursos que beneficiariam as classes populares para direcioná-los para o bolso dos mais ricos. O estudo identificou a existência de um elo de influências entre as vinculações das informações pelas grandes mídias e as composições estudantis.Nos trabalhos analisados a corrupção aparece somente como ação dos agentes políticos do Estado, sem nenhuma referência à corrupção do mercado financeiro ou do judiciário.Neste sentido, percebe-se que os estudantes fizeram apenas a leitura superficial e distorcida, bancada pelos grandes veículos de comunicação. Neste contexto constatou-se que os estudantes, pertencentes às classes populares, se tornaram vítimas das ideias que reproduziram, pois favoreceu a elite do dinheiro que apropriou dos bens públicos e fomentou a redução das políticas de inclusão social. Dessa forma, observa-se a importância deste estudo, uma vez que os fatos acontecidos em 2013 deram início às crises que o Brasil enfrenta atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdimir Pereira Reis, Secretaria Estadual de Educação da Bahia - Brasil

Mestre em Ciências da Educação pelo Programa de Postgrado da FICS - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Assunção - Paraguai. Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino no município de Candiba – BA, Brasil.

Maria Aparecida Antunes Moreira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Evangélica do Paraguai (UEP) – Assunção – Paraguai. Atua como professora orientadora de tese de mestrado do Programa de Postgrado da FICS - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), na cidade de Guanambi - BA, Brasil.

Etelvina de Queiroz Santos, Secretaria Estadual de Educação da Bahia - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino no município de Candiba – BA, Brasil.

Referências

BAHIA. Síntese dos Projetos Estruturantes. Bahia: Secretaria de Educação do Estado da Bahia/Jornada Pedagógica 2015.

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Atlas, 2008.

PINTO, Céli Regina Jardim. A Trajetória Discursiva das Manifestações de Rua no Brasil. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo, fev-2017.

SAVIANI, Dermeval. A crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação. IN: LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes (Org). A crise da democracia brasileira. V. I, Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

SOUZA, Jessé. A Ralé Brasileira: Quem São e Como Vive. 1ª. Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso: da Escravidão à Lava Jato. 1ª. Ed. Rio de janeiro: Leya, 2017.

SOUZA, Jessé. A radiografia do Golpe: entenda como e porque você foi enganado. 1ª. Ed. Rio de janeiro: Leya, 2016.

SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso: da Escravidão a Bolsonaro. 1ª. Ed. Rio de janeiro: Estação Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

REIS, V. P.; MOREIRA, M. A. A.; SANTOS, E. de Q. A NARRATIVA DO COMBATE À CORRUPÇÃO INTERPRETADA NOS TEXTOS DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 38, p. 483-501, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i38.6022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6022. Acesso em: 18 abr. 2024.