CONSTRUINDO PONTES: A MEDIAÇÃO DIDÁTICA LÚDICA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6026Palavras-chave:
Ensino Superior, Ludicidade, Mediação Didática LúdicaResumo
A Mediação Didática apoiada em linguagem lúdica de caráter cognitivo e sensível é realizada pelo docente para facilitar a Mediação Cognitiva discente. O texto foi construído comparando metaforicamente a mediação a uma ponte. Pauta-se na teoria sobre: Mediação (Pedagógica, Didática e Cognitiva), Ludicidade (educação lúdica) e da Mediação Didática Lúdica. Com base nos estudos de Masetto (2000, 2012, 2015), Pérez; Castillo (2002), D’Ávila (2006, 2008, 2014), D’Ávila; Ferreira (2018), Almeida (2013), Luckesi (2000, 2013, 2014, 2018). Como questão- problema levantou-se: Qual/quais é (são) a(s) concepção(ões) discentes sobre Mediação Didática no Ensino Superior? O objetivo geral do artigo é: Compreender a(s) concepção(ões) dos alunos sobre Mediação Didática (MD) no Ensino Superior. E seus objetivos específicos são: Identificar concepções sobre Mediação Didática Lúdica (MDL) pelo prisma dos alunos universitários; e Levantar problemas e perspectivas concernentes à MD segundo os alunos do Ensino Superior. Justifica-se a relevância deste trabalho admitindo-se que conhecer a concepção discente sobre o mediar de seus professores pode-se fomentar uma possível ressignificação da práxis docente no ambiente universitário. Metodologicamente seguiu-se a abordagem qualitativa, interpretativa, indutiva materializada por um estudo de caso junto aos alunos de um Bacharelado em uma Universidade Estadual Pública Brasileira. Utilizou-se um questionário misto eletrônico e a interpretação se deu por meio da análise de conteúdo. Com base nos resultados da pesquisa, inferiu-se que os alunos reconhecem o valor da ludicidade na mediação didática dos professores no Ensino Superior.
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